VINHOS: TÓPICO OFICIAL

Todos os assuntos que não sejam relacionados a erotismo ou sexo podem ser debatidos neste espaço.
Dionizio_RJ
Verified
/\
/\

DICA DA SEMANA

Mensagem por Dionizio_RJ »

Vinho Argentino Las Invernadas Malbec

2019 | 750ml | Tinto | Argentina

Cores violetas intensas e azul escuro. No nariz revela notas de frutos vermelhos, mirtilos e prumo. No seu conjunto, uma expressão de varietal, harmoniosa na boca, frutada e fresca, com acidez equilibrada e final muito agradável.

Imagem

País Argentina

Região Vale de Tulum, San Juan

Vinícola Bodega San Juan de la Frontera (SomewhereElse Vineyards)

Características

Uva Malbec

Tipo de Vinho Tinto

Teor Alcoólico 13,6%

Classificação Seco

Temperatura 16°C

Harmonização:

Carnes vermelhas e de caça.

Descrição:

Cores violetas intensas e azul escuro. No nariz revela notas de frutos vermelhos, mirtilos e prumo. No seu conjunto, uma expressão de varietal, harmoniosa na boca, frutada e fresca, com acidez equilibrada e final muito agradável.

Vinho Argentino Las Invernadas Rosé

2020 | 750ml | Argentina

Malbec, Pinot Grigio, Petit Verdot

Cor rosa e delicada. No nariz revela aromas a frutos silvestres frescos, com notas de cereja concentrada e notas de melão. Sensação de corpo inteiro, um belo equilíbrio com uma acidez nítida e um final vivo.

Imagem

País Argentina

Região Vale de Tulum, San Juan

Vinícola Bodega San Juan de la Frontera (SomewhereElse Vineyards)

Características

Uva Malbec

Teor Alcoólico 14,2%

Classificação Seco

Temperatura 8°C

Harmonização:

Risoto de frutos do mar, Salada Caesar e peito de frango com purê de batatas.

Descrição:

Cor rosa e delicada. No nariz revela aromas a frutos silvestres frescos, com notas de cereja concentrada e notas de melão. Sensação de corpo inteiro, um belo equilíbrio com uma acidez nítida e um final vivo.

Preço normal tinto, branco ou Rosé – R$ 49,90 – as vezes em promoção na faixa dos trinta reais (exclusivo na Internet).

Os meus preferidos Malbec e Rosé, mas ainda tem um bom Cabernet Sauvignon e um Chardonnay.

https://www.divvino.com.br/p/vinho-arge ... w_wcB#html
Brand
Verified
/\
/\
Contato:

Re: VINHOS: TÓPICO OFICIAL

Mensagem por Brand »

Quem é apaixonado por vinho sabe que essa bebida pede aquele petisco especial para acompanhar. Afinal, vinho com comidinhas é a combinação perfeita para reunir os amigos e a família em casa para um happy hour ou jantar agradável.

Mas por muita gente achar que o vinho é uma bebida difícil de harmonizar, acaba ficando sempre no queijo e outros aperitivos mais comuns. Porém, são infinitas as opções de comidinhas que podem acompanhar um bom vinho tinto, branco, rosé ou até champanhe. Sendo assim, confira a nossa galeria de 12 petiscos (doces e salgados) deliciosos para comer com vinho!

https://www.guiadasemana.com.br/receita ... -com-vinho

:yee:
ADMINISTRADOR DO GP ARENA

E-Mail: [email protected]
Tarzan
/\
/\

Mensagem por Tarzan »

O Grão Vasco Branco é um vinho leve e vivo que alia a elegância clássica dos vinhos brancos do Dão à enorme versatilidade do consumo diário.

Pode ser bebido simples como aperitivo ou acompanhando pratos de peixe, mariscos, saladas ou até carnes brancas 
.
Dionizio_RJ
Verified
/\
/\

BRAND escreveu:
Quem é apaixonado por vinho sabe que essa bebida pede aquele petisco especial para acompanhar. Afinal, vinho com comidinhas é a combinação perfeita para reunir os amigos e a família em casa para um happy hour ou jantar agradável.

Mas por muita gente achar que o vinho é uma bebida difícil de harmonizar, acaba ficando sempre no queijo e outros aperitivos mais comuns. Porém, são infinitas as opções de comidinhas que podem acompanhar um bom vinho tinto, branco, rosé ou até champanhe. Sendo assim, confira a nossa galeria de 12 petiscos (doces e salgados) deliciosos para comer com vinho!

https://www.guiadasemana.com.br/receita ... -com-vinho

:yee:
Tem ótimas sugestões, já salvei, valeu Brand.
Dionizio_RJ
Verified
/\
/\

PISCINE: COMO FAZER O DRINK DO VERÃO

Imagem

Que tal um drink refrescante de espumante para beber no verão? O chamado Piscine é super fácil de fazer e é ideal para tomar enquanto relaxa na beira da piscina. Fica delicioso com o tipo brut, mas também pode ser feito com outras classificações de espumante.

Lembre-se de escolher um rótulo que você já conhece e aprecia.

O sabor da bebida influencia diretamente no gosto do drink.

Piscine

Ingredientes

100ml de espumante brut
3 unidades de morangos cortados
2 ramos de manjericão fresco
30ml de xarope de frutas vermelhas (grenadine)
Gelo à gosto

Como fazer

Em uma taça, coloque o gelo e acrescente os morangos limpos e cortados, juntando depois as folhas de manjericão fresco. Em seguida, coloque o espumante brut. Para finalizar, acrescente o grenadine e misture levemente.
Dionizio_RJ
Verified
/\
/\

Metheus escreveu:
metheussouzapuzz.jpg
metheussouzapuzz1.jpg
Vinho honesto, Honesto vinho. Tenhamos saúde e paz e teremos assaz!
Sensacional !!!

Vinhaço. Está de parabéns Metheus !

Para beber em uma ocasião especial.

Excelente escolha, um ícone português.
Felipe_BR
Verified
/\
/\

Mensagem por Felipe_BR »

Ao ver este tópico, pensei: vou voltar a beber vinho! Há praticamente dois anos um acontecimento me causou um bloqueio mental para o consumo das uvas fermentadas, rs.

Era início da pandemia, eu estava em casa sozinho vendo as notícias quando abri uma garrafa de vinho (750 ml). Bebi tudo beliscando algo.

Não satisfeito, abri outra garrafa de 750 ml e também bebi tudo, eu mesmo!

Duas garrafas, é muiiito!

O vinho é delicioso, mas conforme as taças avançam, começa o torpor, que me leva ao "sono de Baco".

É um sono muito bom, um sono tranquilo. Normalmente acordo muito bem.

Mas, duas garrafas! Evidentemente apaguei, não sei como fui para a cama me deitar.

Então passado um tempo, na cama, golfei tudo. Foi um estrago geral, na cama, no quarto e no rastro que deixei ao me dirigir assustado para o banheiro. Debaixo do chuveiro finalizei o estrago.

Depois, fazer a limpeza... aff...

Desde então, criei um bloqueio mental para com vinhos.

Mas acho que é hora de voltar.

Beba com moderação :sacarstico:
Dionizio_RJ
Verified
/\
/\

Eduardo B. escreveu:Ao ver este tópico, pensei: vou voltar a beber vinho! Há praticamente dois anos um acontecimento me causou um bloqueio mental para o consumo das uvas fermentadas, rs.

Era início da pandemia, eu estava em casa sozinho vendo as notícias quando abri uma garrafa de vinho (750 ml). Bebi tudo beliscando algo.

Não satisfeito, abri outra garrafa de 750 ml e também bebi tudo, eu mesmo!

Duas garrafas, é muiiito!

O vinho é delicioso, mas conforme as taças avançam, começa o torpor, que me leva ao "sono de Baco".

É um sono muito bom, um sono tranquilo. Normalmente acordo muito bem.

Mas, duas garrafas! Evidentemente apaguei, não sei como fui para a cama me deitar.

Então passado um tempo, na cama, golfei tudo. Foi um estrago geral, na cama, no quarto e no rastro que deixei ao me dirigir assustado para o banheiro. Debaixo do chuveiro finalizei o estrago.

Depois, fazer a limpeza... aff...

Desde então, criei um bloqueio mental para com vinhos.

Mas acho que é hora de voltar.

Beba com moderação :sacarstico:
Exato confrade, como tudo na vida, tem que ter moderação.
Dionizio_RJ
Verified
/\
/\

O BOUQUET DO VINHO: DEFINIÇÃO E CONCEITOS

Imagem

Inspirado por algumas degustações maravilhosas, resolvi postar esse pequeno texto que explica de forma simples o que é o bouquet do vinho.

Os grandes vinhos são caracterizados pela intensidade e pela delicadeza de seu aroma, o que se chama finura, unidas a uma complexidade e originalidade que constitui sua personalidade.

O bouquet é o aroma dos aromas, fruto misterioso da paz, o silêncio, a sombra, do fresco, da ascética, da solidão e do tempo.

Vejamos todo o concernente ao bouquet do vinho: definição e conceitos!

Aromas e Bouquet

O aroma primário ou aroma original é o que existe já no cacho ou no mosto e que é extraído das peles dos cachos tintos e brancos.

Exemplos de aroma da uva:

A Cabernet Sauvignon, aroma a café, groselha ou trufa.

A Riesling, a flor de pêssego e às vezes a petróleo.

A moscatel, a cítrico, a madeira de rosa.

Logo, abre-se espaço para o aroma secundário que aparece durante a fermentação, é esse cheiro a vinho que se desenvolve por ação das leveduras e cuja volatilidade enche as bodegas durante a vindima.

Por último, o caráter aromático do vinho se atenua progressivamente, e ao cabo de alguns anos de conservação quase desaparece, aparecendo então o bouquet, como a sinergia de perfumes complexos que exala o vinho velho na taça.

Podemos considerar dois tipos de bouquet relacionados com a tecnologia de elaboração do vinho.

Quando o vinho envelhece em contato com o ar, produz-se o bouquet de oxidação, dessa forma os vinhos adquirem uma tinta âmbar e desenvolvem um bouquet que lembra os aromas de frutos secos, marmelo, marsala, maçã, bagaço envelhecido, amêndoa, noz, etc.

É desejável o bouquet de oxidação no caso de vinhos ricos em álcool (vinhos doces naturais).

Alguns exemplos desse tipo de bouquet são o Jerez, o Oporto, o Madeira e o Vin Santo.

Por outro lado, quando o vinho envelhece em barris ou é conservado em garrafas ao abrigo do ar, desenvolve-se o bouquet de redução. É o que podemos apreciar em todos os grandes vinhos de guarda tradicionais em garrafa fechada. É o matiz adquirido durante o envelhecimento.

Esse êxito da idade do vinho é sensível ao oxigênio, fugaz pode desaparecer rapidamente ou modificar-se profundamente, motivo pelo qual geralmente não é recomendável airar ou decantar os vinhos reserva muito tempo antes de servi-los.

Em uma garrafa aberta, o vinho perde rápido sua capacidade de evocar aromas de origem animal (couro, carne de cervo, peles), vegetal (madeiras, cogumelos), etc.
Cara23
Verified
/\
/\

Mensagem por Cara23 »

Parabéns pela iniciativa de criar esse tópico, com certeza acrescenta valor, vou seguir algumas sugestões e desde já obrigado!
sodus
/\
/\

Mensagem por sodus »

Excelente tópico
Há mais de 40 anos que bebo vinho
Mas ainda não cheguei no nível de entendimento do assunto do confrade.
Parabéns pelo conhecimento e obrigado por compartilhar
Me desculpem as que não são completas, :assobiando: mas liberar o cuzinho é fundamental :piscada:
Dionizio_RJ
Verified
/\
/\

Relíquia da Adega do Baco - últimas 4 garrafas (agora restam 3).

Viña Sol Original D.O. Catalunyal 2014

Uvas - Garnacha Blanca , Parellada

Viña Sol é uma linha que traz a pureza e frescor de vinhos do Mediterrâneo.

Elaborado pela renomada vinícola Miguel Torres na região produtora de Cava, esse vinho quando jovem tem uma belíssima acidez no paladar, porém em razão do tempo de adega, sua acidez ficou leve, passando a sobressair notas de maçã verde, pêssego e algumas notas tropicais.
Sued
Verified
/\
/\

Mensagem por Sued »

Grande Confrade Dionizio.....esse sabe tudo de vinhos ! .
Mas se o confrade me permitir , eu gostaria de desabafar e dizer que eu não tenho boas lembranças da época que eu bebia vinho....

Confrade ..."uma vez, meu colega de trabalho e eu decidimos celebrar o dia do pagamento. Fomos a um bar, bebemos um pouco de vinho e depois um pouco mais...e resolvemos fazer algumas loucuras. Você não pode imaginar a enorme vergonha pela manhã ao me ver em frente ao espelho, com a cabeça meio raspada, muletas e um disfarce de Minion".
Como dizia meu avô: "O que importa , é que o meu cresça ! , e o deles diminuam !" .
Dionizio_RJ
Verified
/\
/\

sued escreveu:Grande Confrade Dionizio.....esse sabe tudo de vinhos ! .
Mas se o confrade me permitir , eu gostaria de desabafar e dizer que eu não tenho boas lembranças da época que eu bebia vinho....

Confrade ..."uma vez, meu colega de trabalho e eu decidimos celebrar o dia do pagamento. Fomos a um bar, bebemos um pouco de vinho e depois um pouco mais...e resolvemos fazer algumas loucuras. Você não pode imaginar a enorme vergonha pela manhã ao me ver em frente ao espelho, com a cabeça meio raspada, muletas e um disfarce de Minion".
Mas são essas aventuras que valem a pena e não deve fazer muito tempo, fantasia de minion é recente. kkk
Dionizio_RJ
Verified
/\
/\

Sugestão da Semana

A última semana terminou para mim como começou, com grandes degustações.

Duas uvas maravilhosas, Chardonnay e Tempranillo.

Deixo como sugestão dois rótulos.

Chardonnay Chileno 120 Reserva Privada.

Casas Pedro na faixa dos R$ 45,00

Tempranillo Espanhol El Ninot de paper, de uma Bodega familiar.

Mercado Extra estava liquidando essa semana por R$ 34,00, preço normal na faixa dos R$ 60,00.

Grande semana para todos.
Responder